Páginas

domingo, 20 de setembro de 2015

XVII Bienal do Livro do Rio de Janeiro 2015: EU FUI!

Voltei, meus queridos! VOL-TEI! Bom, e faz uma semana que a Bienal do Rio acabou, mas eu não poderia deixar de relatar a minha experiência nesse evento tão incrível!

11887734_1059830754049578_7026870070201369140_o

Fonte: Bienal do Livro Rio

A bienal acontece a cada dois anos (meio óbvio, mas vai que, né…). Nos anos pares é em São Paulo e nos ímpares, no Rio de Janeiro. Também há bienais em outras cidades do Brasil, mas ainda não tive a oportunidade de visitá-las. Há pelo menos três anos tenho vontade de ir a Bienal do Rio, porque eu acabei conhecendo muitas cariocas/fluminenses no grupo Livro Viajante. É engraçado porque quando a Bienal acontece no Rio, eu fico morrendo de inveja! E quando é em São Paulo, as minhas amigas do Rio ficam morrendo de inveja! hahaha

Depois de muito querer ir na Bienal do Rio de 2013 e não ter ido, em 2015 as coisas deram certo! Tudo isso foi possível graças a eu ter começado a estagiar em 2014. Isso me deu uma certa independência financeira! Além disso, a Bienal foi bem na semana da pátria!¹ Nessa semana eu não tive aula, então pude viajar para o Rio de Janeiro! Minha amiga Scarlet também viajou comigo! Não fomos só para a cidade maravilhosa, também estivemos na Região do Lagos… Mas isso é um post para o Fascínio por Cultura :)

A Bienal do Rio de 2015 aconteceu de 3 a 13 de setembro. Escolhi ir no segundo final de semana porque no dia 12 uma autora que eu gosto muito, a Sophie Kinsella, estava lá autografando! Porém, nesse dia, eu e a Scarlet saímos de casa as 10h e as senhas para o autógrafo começaram a ser distribuídas essa hora, então, quando chegamos na Bienal, as senhas da Sophie já tinham acabado… :( Demoramos porque fomos tomar café e comprar lanches para o piquenique do Livro Viajante que teria na Bienal.

O problema foi: não teve autógrafos da Sophie, então fiquei carregando os livros dela á toa e também não teve piquenique, então também fiquei carregando os lanches à toa. :( Não teve o piquenique porque, pra começar, estava garoando, logo, não poderíamos sentar na grama. Além disso, algumas meninas do grupo ficaram na fila do autógrafo de outros autores o dia todo, então eu acabei não as conhecendo e, como o grupo estava fragmentado, acabamos não fazendo o piquenique. :(

Apesar desses erros de percurso, consegui conhecer algumas meninas do Livro Viajante! ♥

Falar igual a linda da Lua ,olha a Maricota aiii gente!!! #skoobers #encontrolindo #encontrolv ##bienalrj2015 #bienalrj #euamoler #skooblindas #riodejaneiro #rj #cidadeolimpica #cidademaravilhosa #cool #girls #womans #love #smiles #happy

Uma foto publicada por Camila Santos (@camilete25) em

E essa linda ponte aérea ❤ Rio x Sampa x Brasília x Salvador x México o livro nos uniu! Obrigado meninas pelos momentos hoje foi corrido mais muito especial #bienalrj #bienalrj2015 #euamoler #skoobers #skoob #reader #ddminsta #ddm_365 #familiaddm_ #girls #garotas #chicas #riodejaneiro #cidadeolímpica

Uma foto publicada por Camila Santos (@camilete25) em

Adorei conhecer vocês! Como disse a Camila, “O livro nos uniu” ♥! Ai, eu amo muito o Livro Viajante e possibilidade de emprestar livros e conhecer tanta gente desse Brasil! Estava aqui pensando e: em todas as viagem que fiz esse ano, encontrei alguém do LV! Isso é tão legal! Muito obrigada por podermos compartilhar nossas leituras e nosso amor pelos livros! Espero reencontrar vocês e quem sabe conhecer mais gente ano que vem na Bienal de São Paulo, :)

Além das meninas, do nada eu encontrei uma pessoa maravilhosa: a Lully de Verdade! Bom, primeiro eu vi o Matheus Castro, o namorado dela, depois o Bruno Miranda e, enfim a Lully. #vomitandoarcoíris! São todos youtubers! Os amo os vídeos da Lully! Eu não consegui expressar isso na hora porque eu fiquei tão surtada – né Cami e Scarlet? hahaha – que comecei a falar coisas random! rs

Olha só essa linda que eu encontrei na Bienal hoje! Surtei só um pouco, né?! Hahaha Desculpa se eu pareci meio doida, mas é que eu não sabia o que falar e para não ficar mais constrangedor, falei que acompanhei sua viagem para NY e o problema com a bagagem na volta, hahaha! Enfim, como eu disse, gosto muito dos seus vídeos! Adoro acompanhar você no snap! #youtuber #lullydeverdade #Bienal

Uma foto publicada por Mariana Costa Mendes (@maricostamendes) em

Em toda Bienal um país é homenageado e esse ano foi a vez da Argentina. Tinha um stand lindo lá, representando as geleiras:

IMG_20150912_131456157

Enfim, adorei ir a Bienal! Eu estava cansada, mas valeu a pena! Só comprei 3 livros e 3 livros para a minha mãe! No final do mês vou fazer um book haul mostrando as comprinhas de setembro! :)

IMG_20150912_184715382_HDREu e Scarlet ♥

Scarlet, muito obrigada por ter me acompanhado nesse bienal! É um lugar enorme, a gente se cansa muito, mas acredito que você tenha gostado! :) Obrigada por estar comigo na realização desse sonho!

Depois de mais de um ano dizendo "eu vou", finalmente eu marquei presença na Bienal do Livro do Rio! Mais um sonho realizado! Depois vou fazer um post no @lereconhecer para contar sobre essa experiência. E ano que vem, é em São Paulo! #Bienal #bienaldolivro #errejota #felicidade #happiness #dreamcometrue #sonhorealizado #selfie

Uma foto publicada por Mariana Costa Mendes (@maricostamendes) em

Bom, se você teve paciência de ler até aqui, muito obrigada! Deixa um comentário contando suas experiências em Bienais – se é que você já foi a alguma, rs! Ou só comenta “QUERO” que vou entender! hahaha

Amanhã já vai ter um novo post com um sorteio de marcadores especiais da Bienal! ♥

Mari, :*

FacebookTwitterInstagram

4 comentários:

  1. Quero ver se consigo ir na do ano que vem, ai realizo um sonho...o de tirar uma selfie com você! =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahh! Que lindo! :)
      Mas quem sabe eu não vá a terras curitibanas antes da Bienal de SP? ;)
      De qualquer forma, ficarei feliz em te conhecer pessoalmente! :)

      Excluir
  2. mari estou vomitando arco íris pq não consegui ir, haha. ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Owwwn! Fica assim não! Ano que vem é em SP! Já estou ansiosaaa!
      Quem sabe na Bienal do Rio de 2017 você vá, é uma experiência ótima!! :)

      Excluir

Fique à vontade de deixar um comentário. Só cuidado com a forma de se expressar, nada de ofensas! Sua participação é muito importante no "Ler é Conhecer", ;)!