Páginas

quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Resenha: “Quadribol Através dos Séculos”, por Kennilworthy Whisp (J. K. Rowling)

Título original: Quidditch Through the Ages
Autor (a): Kennilworthy Whisp (J. K. Rowling)
ISBN: 853251322
Páginas: 64
Editora: Rocco
Ano da edição: 2001
Avaliação: 5 estrelas
Sinopse:
Se você algum dia quis saber como surgiu o pomo de ouro ou por que o time dos 'Vagamundos de Wigtown (Wigtown Wanderers) tem a estampa de um cutelo de açougueiro no uniforme, você precisa ler Quadribol através dos séculos (Quidditch Throught the Ages). Esta edição limitada é uma cópia do exemplar guardado na Biblioteca Escolar de Hogwarts e consultado por jovens fãs do quadribol quase diariamente.

Quando comprei os três clássicos de Harry Potter fiquei emocionada porque poderia relembrar alguns trechos dessa maravilhosa saga e também por ter pagado apenas R$ 19,90 em livros desejados desde 2010! Ahh, como foi bom ler o prólogo escrito pelo Dumbledore, e a página inicial ser a mais engraçada que já li até hoje:

AVISO: Se você remover folhas, rasgar, picar, vincar, dobrar, deformar, desfigurar, sujar, manchar, jogar, deixar cair ou, de qualquer outra maneira, danificar, maltratar ou demonstrar falta de respeito com esse livro, sofrerá as piores consequências que eu puder lhe infringir.

Irma Prince, bibliotecária de Hogwarts”

Isso deveria se aplicar a todos os livros, certo? Antes desse excerto há uma lista de quem já pegou o livro e a data, se assemelhando a um livro de biblioteca. Advinha quais nomes estão na lista? C. Diggory, A. Johnson, K. Bell, F. Weasley, H. Granger, H. Potter e muitos outros personagens! Que nostálgico! Deu tanta saudade de Harry Potter, a tal ponto que quero reler a saga antes dos vinte anos! Tenho apenas que decidir qual edição comprar, D:!

Quadribol Através dos Séculos é dividido em dez capítulos, os quais abordam desde a evolução da vassoura, o surgimento do quabribol, os tipos de bola, os times de quadribol e outros esportes do mundo bruxo. É interessante observar a evolução de um esporte, são feitas várias mudanças até chegar ao que se é conhecido hoje.

Existem três tipos de bola no quadribol e a mais importante é o Pomo de Ouro, a qual somente o apanhador pode pegar. Convenhamos que para a Saga – espero que todos que estejam lendo este post já tenham lido pelo menos o primeiro volume de Harry Potter – essa com certeza é a bola mais importante, principalmente para o Harry, o apanhador da Grifinória! Bem, mas como surgiu o Pomo de Ouro? No livro é explicado, e assim como outros aspectos, evoluiu até ser o que é hoje.

Uma outra curiosidade são os times de quadribol pelo mundo. Sabia que existem times na América do Sul? Segundo Whisp, Argentina e Brasil são bons, mas não são os melhores times da região. Qual será o melhor?

Quadribol Através dos Séculos é uma obra incrível. É bom ver o mundo que a J. K. Rowling criou, de que maneira o dispôs para nós, e de certa forma ele interagir com a nossa realidade. Eu indico esse livro para quem já leu Harry Potter para entender mais sobre quadribol.

Até breve!

Essa resenha compõe o 18º item do Desafio Realmente Desafiante 2013:

Ler um livro com a capa com letras amarelas

5 comentários:

  1. Olá, Mari!

    Quando li esse livro, apaixonei! hahaha. Só esse comecinho é um encanto! Conhecer a história completa do grande esporte bruxo é uma dádiva! J. K., SUA LINDA!! \o

    Abraço!

    ResponderExcluir
  2. Oi, Mari! Nunca li HP, mas assisti a alguns filmes. Acho um graça quando, (sabendo fazer, lógico) conseguem estender a história, contam curiosidades, para que os fãs possam ficar por mais tempo perto desse mundo fantástico.
    Que bom que o livro conseguiu ter conteúdo suficiente. Quando vi em um site, fiquei pensando "aff, será que vai dar certo?"
    Beijos
    Flávia Cabral - skoob

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Flávia!
      Como dito na resenha, eu curti muito!
      Também tem outros na mesma linha: "Animais Fantásticos & Onde Habitam" e "Os Contos de Beedle, o Bardo" (que já li).
      Depois vou resenh=a-los também.
      Beijos!

      Excluir
  3. Muito legal essa página inicial. A ideia de colocar o cartão de biblioteca com o nome de quem já pegou o livro emprestado também é bacana. Confesso que também não botei muita fé quando vi esse livro para vender, mas gostei de saber que souberam explorar bem o universo criado por Rowling. Estou curiosa para saber mais sobre esse dos animais fantásticos.
    bjo

    ResponderExcluir
  4. Mariana adorei vc esta participando do desafio da clícia, tbem estou. Adorei seu blog e já estou seguindo, te convido a conhecer o meu: leituras, vida e paixões!!!!!

    Adoro Harry Potter mas confesso que nunca gostei muito do quadribol, mas foi bom conhecer um pouco sobre esse livro através da sua resenha!!!!

    Bjão e sucesso!!!!

    ResponderExcluir

Fique à vontade de deixar um comentário. Só cuidado com a forma de se expressar, nada de ofensas! Sua participação é muito importante no "Ler é Conhecer", ;)!