Páginas

sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

Desafios Literários/Diversificados que estão acontecendo na blogosfera em 2013!

Quem aí sabe o que é um DL?

A sigla significa desafio literário. Um desafio literário é um bom modo de variar as leituras, diminuir a pilha de livros que estão no “vou ler” e também aumentar o número de livros lidos durante o ano. Legal também é que no final, para quem conseguir ler os livros propostos, muitos desafios realizam sorteios, ;)

Atualmente estão rolando vários desafios na blogosfera. Irei comentar sobre eles a seguir. Ao clicar nas imagens, você será redimensionado para os blogs que estão organizando os desafios.

Desafio Literário 2013
Esse é de um blog voltado somente para desafio, o Desfio Literário. Nesse desafio você tem que ler 12 livros e resenha-los (pode postar a resenha em várias redes sociais como Skoob, Tumblr, Blogger – excerto Facebook – e se não estiver em nenhuma delas, pode enviar por e-mail também. Veja mais no regulamento). Olhando os arquivos do blog do DL, creio que ele exista desde 2010. Desde então, muito temas já rolaram e os de 2013 são:

  1. Janeiro - Tema Livre
  2. Fevereiro - Livros que nos façam rir
  3. Março - Animais protagonistas
  4. Abril - Uma ou mais das quatro estações no título
  5. Maio - Livros citados em filmes
  6. Junho - Romance Psicológico
  7. Julho - Cor ou cores no título
  8. Agosto - Vingança
  9. Setembro - Autores Portugueses Contemporâneos
  10. Outubro - Histórias de superação
  11. Novembro - Livros que foram banidos
  12. Dezembro – Natal

O que acharam dos temas?

O de janeiro já é um incentivo, porque vale qualquer livro e fevereiro também, porque quase todo mundo gosta de rir e espairecer. Os que achei mais complicadinhos foram o tema de junho, agosto e setembro. Quem estiver com vontade de participar, mas não sabe o que escolher, pode olhar a lista de sugestões que existe no blog do DL: http://desafioliterariobyrg.blogspot.com.br/2012/11/sugestoes-de-leitura-dl-2013.html

Projeto: Variedade Literária

Esse é intitulado Projeto, mas também encaro como um desafio. É do blog Verbo: Ler, da Lia (aquela blogueira que eu conheci na Bienal, ;). Nesse projeto você você tem que ler 12 livros e escrever a resenha deles é opcional. Ao terminar a leitura do livro para o projeto, você pode comentar sobre ele na resenha que a Lia publicar no Verbo:Ler. Saiba mais aqui, em "regrinhas". Os temas do projeto são:

  1. Janeiro: Aventura/Sobrenatural/Fantasia/Ficção científica
  2. Fevereiro: Chick Lit
  3. Março: Biografia
  4. Abril: Clássico da literatura brasileira ou portuguesa
  5. Maio: HQ/Graphic Novel
  6. Junho: Autoajuda
  7. Julho: Crônicas/Contos
  8. Agosto: Clássico da literatura mundial (exceto brasileira ou portuguesa, rs)
  9. Setembro: Poesia
  10. Outubro: Não-ficção de interesse geral
  11. Novembro: Suspense/Terror /Policial
  12. Dezembro: Religião/Espiritualidade/Ateísmo

E desse, o que acharam?

Achei os temas fáceis! Como vocês sabem, eu adoro Chick Lit, então fevereiro está demais! Mas, acho que não tenho nenhum livro de Autoajuda e Não ficção de interesse geral. Não curto muitos esses estilos. Só que o bom de um DL é que você pode conhecer novos autores e gêneros literários, novamente: diversificar o tipo de leituras, sair da zona de conforto e desbravar novos estilos!
A Lia já publicou uma lista de sugestões de livros para janeiro, quem quiser dar uma olhada: http://verbo-ler.com.br/2012/11/projeto-variedade-literaria/

Desafio Literário 24/12 (3.0)
Eu participei de versão 2.0 desse desafio, que é organizado pelo blog da Paula, o Sombra do Vento. Nele você tem que ler 24 os livros do 12 temas propostos (dois de cada tema) e pode postar as resenhas no seu blog ou Skoob. Se quiser participar, as inscrições vão até dia 6 de janeiro de 2013. Saiba mais sobre o desafio clicando aqui. Temas para 2013:

  1. Janeiro: Distopias
  2. Fevereiro: Infanto-Juvenil
  3. Março: Anjos ou Vampiros
  4. Abril: Terror ou suspense
  5. Maio: Livro de banca
  6. Junho: Contos ou crônicas
  7. Julho: Clássicos da Literatura
  8. Agosto: Chick Lit
  9. Setembro: Livros Nacionais
  10. Outubro: Livro adaptado para o cinema
  11. Novembro: Livro que você tem há muito tempo e nunca leu
  12. Dezembro: Autor internacional (menos americanos ou britânicos)

O que vocês acharam desses temas?

Também não achei difícil, mas romance de banca sempre pega no meu pé, rs. Não curto muito, e até hoje só li dois (um deles foi para o desafio do ano passado). Tenho um outro aqui em casa, que não deu para ler para o desafio de 2012, e se for participar esse ano, colocarei-o novamente e terei que caçar um outro para colocar na lista. Ahh, existe uma página no Facebook para discutir sobre o desafio. Visitem: http://www.facebook.com/DesafioLiterario24.12.

Desafio Realmente Desafiante 2013
Esse desafio é organizado pela da Clícia, do blog Silêncio que eu tô lendo. Também participei dele em 2012, mas dessa vez a proposta é um pouco diferente: você tem que ler de 12 a 18 livros. Portanto, não é um ou dois livros por mês, são de 12 a 18 no tempo em que achar melhor. Ah, e um detalhe que ia esquecendo: tem que ser os livros que você ganhou ou comprou até 2012, os deste ano não valem, hein? E se não tiver todos os livros, pode pegar emprestado. Bem, o nome do desafio tem uma palavra que o define perfeitamente: desafiante. Por quê? Por causa dos temas, veja:

  1. Ler um livro que você ganhou, não gostou muito e ficou na prateleira.
  2. Ligar para um amigo, ou mandar uma mensagem no face, e pedir uma indicação de livro! Se você não tiver o livro, NÃO VALE COMPRAR, peça emprestado.
  3. Ler um livro com um doce na capa.
  4. Ler um livro com um casal apaixonado na capa.
  5. Ler um livro que o autor tenha a mesma inicial que a sua.
  6. Peça para alguém olhar na sua estante e escolher um livro há muito esquecido.
  7. Ler um livro que é citado em ouro livro. (Por exemplo: A Bella em Crepúsculo cita O Morro dos Ventos Uivantes)
  8. Ler um livro que foi lançado no ano do seu nascimento.
  9. Ler um livro cujo título tenha mais de 5 palavras.
  10. Ler um livro que tenha entre 300 e 350 páginas.
  11. Ler um livro nacional.
  12. Ler um livro que você ganhou de presente de aniversário.
  13. Ler um livro com a capa entre bege e marrom.
  14. Ler um livro de zumbis.
  15. Ler um livro com a capa feia. (E explicar o porquê de não gosta da capa!)
  16. Re-ler e resenhar um livro que leu a muito tempo e nunca resenhou!
  17. Ler um livro que tenha um personagem com o seu nome ou que tenha o mesmo apelido que você.
  18. Ler um livro com a capa com letras amarelas.

Pessoal, esses temas são muito geniais, não é? O 18 é engraçado, e vai dar um pouco de trabalho para quem for participar e escolher esse tema. Os que eu mais gostei foram o 6, 7, 8, 9, 12, 15, 16 e 17. Para saber mais sobre o desafio, acesse: http://www.silencioqueeutolendo.com.br/2013/01/desafio-realmente-desafiante-2013_2.html

Desafio Literofotográfico 2013
Esse desafio é o mais diferente de todos. Foi criado por: Aione – Minha Vida Literária, Clícia – Silêncio que eu tô lendo, Evellyn – Hey Evellyn, Tathy – Tathy e Will – Vício de Cultura. Nele vocês tem que postar no Facebook todos os dias do ano uma foto com o livro que estiver lendo. Imagina o resultado final? Deve ficar maravilhoso! Se alguém se interessar, acesse: https://www.facebook.com/literografia/

Desafio: Fuxicando sobre Chick-lits
Enquanto estava preparando o post, encontrei esse desafio. Ele é organizado pelo blog
Livros & Fuxicos, pertencente à Paola Aleksandra. Confiram os temas:

  1. Janeiro: Escolha algum chick-lit que já tenha
  2. Fevereiro: é o mês de aniversário da Meg Cabot! Escolha algum livro da autora (não são válidos os assinados por Patricia Cabot)
  3. Março: Para comemorar o Mês da Mulher, escolha um chick-lit cuja protagonista seja uma mulher independente.
  4. Abril: Chick-Lits nas telas! Escolha um livro que já ganhou alguma adaptação para o cinema ou em forma de seriado!
  5. Maio: é o Mês das Noivas. Escolha um chick-lit em cuja história ocorra algum casamento ou cuja temática aborde o assunto.
  6. Junho: No Mês dos Namorados, escolha um chick-lit em cuja capa haja um casal, um coração ou qualquer referência ao amor, ao romance ou a se estar apaixonado.
  7. Julho: Meio do ano, já teve bastante tempo para procurar, certo? Então leia um chick-lit em que haja algum personagem que apareça na sinopse do livro e cujo nome comece com a inicial do seu nome.
  8. Agosto: Agosto, para mim, é o mês mais longo do ano. Sendo assim, leia um chick-lit de, no mínimo,400 páginas!
  9. Setembro: Mês da Independência do Brasil! Nada mais justo do que ler um chick-lit brasileiríssimo!
  10. Outubro: O tema é livre! Escolha qualquer chick-lit que queira ler e be happy!
  11. Novembro: Vamos julgar pela capa? Escolha algum chick-lit cuja capa tenha chamado a sua atenção!
  12. Dezembro: Para fechar o ano com chave de ouro, é hora de comemorar o aniversário da minha autora favorita do gênero! Escolha um chick-lit de Sophie Kinsella e veja o porquê de ela ser minha diva!

O que acharam?

Minha gente, que perfeito! AGORA EU REALMENTE QUERO ENTRAR EM UM DESAFIO! ESSE É DI-VI-NO!!! E olha os temas, que demais! Sério, sério! Já até sei que livro colocar em cada categoria! Ah, pena que não tem nenhum tema só da Marian Keyes, but okay. Hm, se você ficou também ficou interessado, saiba mais em: http://www.livrosefuxicos.com/2012/12/fuxicando-sobre-chick-lits-desafio.html

Desafio 2013: livros & seus filmes
Esse também é um desafio diferente, e é organizado pela Janine Stecanella, do blog
Estante da Nine. Nesse desafio você tem que ler o livro antes do filme dele estrear no cinema. Confiram os filmes de livros que tem previsão de estreia para 2013 e estão na lista da Nine – fiz algumas pesquisas nos sites IMDb, Filmow, Cine POP, Cinema 10 e alterei alguns dados na lista dela, a parte do mês de lançamento dos filmes:

  1. Os Miseráveis (1º de fevereiro)
  2. Sangue Quente (1º de fevereiro)
  3. Anna Karenina (15 de fevereiro)
  4. Flores raras (1º de março)
  5. Um Porto Seguro (15 de março)
  6. Carrie, A estranha (15 de março)
  7. A Hospedeira (29 de março)
  8. A Passagem (26 de abril)
  9. O Grande Gatsby (14 de junho)
  10. Guerra Mundial Z (28 de junho)
  11. Dezesseis Luas (12 de julho)
  12. Os Instrumentos Mortais: Cidade dos Ossos (23 de agosto)
  13. Percy Jackson e o Mar de Monstros (16 de agosto)
  14. Serena (27 de setembro)
  15. Símbolo Perdido (18 de outubro)
  16. O Aprendiz (As Aventuras do Caça-Feitiço) (26 de outubro)
  17. Em Chamas (22 de novembro)
  18. A Casa Torta (29 de novembro)
  19. O Hobbit (20 de dezembro)

Achei uma iniciativa muito legal, até porque já faz tempo que não vou ao cinema conferir alguma adaptação. Ah, esse desafio me lembrou o projeto do John Green (autor de A Culpa é das Estrelas), o Read 1st – para as pessoas lerem os livros antes de ver o filme. Voltando ao desafio, para quem é cinéfilo também é uma boa maneira para comparar o livro x filme. Se quiser saber mais sobre o desafio, acesse: http://www.estantedanine.com/2012/10/desafio-2013-livros-e-seus-filmes.html

Desafio Nacional Literário 2013
Esse desafio é organizado Yasmin, dona do blog Ler e Imaginar, que está em parceria com outros 7 blogs: Letras e Folhas, Abre a Porta da Imaginação, Entre Palcos e Livros, Memories of the Angel, World of Carol Espilotro, Leituras Vivas, e Reading Books and More. Os temas do desafio são os seguintes:

  1. Janeiro: Tema livre
  2. Fevereiro: Chick Lit
  3. Março: Distopia
  4. Abril: Drama
  5. Maio: Romance
  6. Junho: Romance policial
  7. Julho: Tema Livre (por ser um período mais tranquilo)
  8. Agosto: Mitologia
  9. Setembro: Infanto-juvenil
  10. Outubro: Fantasia
  11. Novembro: Sobrenatural
  12. Dezembro: Tema Livre (para fechar o ano).

O que acharam?
Taí uma boa oportunidade para quem quer ler mais livros nacionais e não encontra tempo. Eu infelizmente não poderia participar do desafio, porque tenho poucos livros nacionais, e a maior nem se encaixa. O bom é que tem vários temas livres para quem estiver uma situação parecida. Enfim, saiba mais sobre o desafio em: http://www.lerimaginar.com/2013/01/desafio-nacional-literario-2013.html. Ah, e também tem a page do Face: https://www.facebook.com/DesafioNacionalLiterario2013

Desafio revirando a estante 2013: ler 10 livros que você já tem na sua estante
Nesse desafio organizado pelo blog Open Page, da Caroline, vocês tem que ler 10 livros que já estão mofando na estante (brincadeira, porque eu sei que todos os bookaholics limpam a estante e cuidam bem dos livros queridos). Mas o espírito é esse: ler os livros que há muito tempo estão na estante.
Esse até que é um desafio mais fácil, porque não tem tema e os participantes tem um ano para ler 10 livros e resenha-los, o que dá 0,83 livros por mês. Para saber mais sobre o desafio, acesse: http://www.openpage.com.br/2013/01/desafio-revirando-estante-2013.html

##################### Atualizado em 07/01/2012 #####################

Pessoal, é desafio que não acaba mais! Achei mais alguns na internet, e a Michele indicou um nos comentários abaixo. Vamos lá:

Charlie's Booklist: 1 ano, 1 livro por mês, 1 vida literária awesome

Esse desafio é organizado pelo blog Conversa Cult, nele o objetivo dele está no banner acima, xD. Ele é inspirado no livro As Vantagens de ser invisível  de. No livro, o personagem Charlie lê as seguintes obras:

  1. To Kill a Mockingbird (O Sol é para Todos), por Harper Lee.
  2. This Side of Paradise (Este Lado do Paraíso), por F. Scott Fitzgerald.
  3. The Great Gatsby (O Grande Gatsby), por F. Scott Fitzgerald.
  4. A Separate Peace (Uma Ilha de Paz), por John Knowles.
  5. Peter Pan, por J. M. Barrie.
  6. The Catcher in the Rye (O Apanhador no Campo de Centeio), por J. D. Salinger.
  7. On the Road (On the Road – Pé na Estrada), por Jack Kerouac.
  8. Naked Lunch (Almoço Nu), por William S. Burroughs.
  9. Walden, por Henry David Thoreau.
  10. Hamlet, por William Shakespeare.
  11. The Stranger (O Estrangeiro), por Albert Camus.
  12. The Fountainhead (A Nascente), por Ayn Rand.

Sim, são todos clássicos americanos! Alguém aí já leu algum desses livros? Particularmente, eu ainda não (#shameonme). E se você também não, é uma ótima oportunidade de começar, afinal, se são clássicos, é porque influenciaram uma época e portanto, tem uma grande importância. Alguns livros são difíceis de encontrar, mas no blog o pessoal colocou várias dicas de onde conseguir os livros, (veja aqui).

Estou interessada em participar, mas como a minha vida não está resolvida – Passei [no vestibular] ou não passei? Eis a questão. – ainda não sei. O legal desse desafio é que as inscrições estão abertas por todo o ano; não precisa ler na ordem da lista; e pode ler os livros que quiser. Além disso, todo o mês está um post especial no Conversa Cult sobre o autor, depois a resenha do livro, e um espécie de clube do livro onde os leitores podem discutir sobre as leituras. Ótimo, não é? Se quiser mais informações, acesse: http://conversacult.blogspot.com.br/2012/12/charlies-booklist-2013-as-vantagens-de.html

Desafio 30 livros da sua estante

Esse desafio é organizado pelo Memories of the Angel, da Milena Cherubim. Ele é bem parecido com o Desafio Revirando a Estante 2013, mas nesse o desafio é maior: ler 30 livros que estão na estante há algum tempo. Se você acha que 10 livros são poucos, pode dar uma oportunidade a este desafio. Saiba mais em: http://memoriesoftheangel.blogspot.com.br/2012/12/desafio-30-livros-da-sua-estante.html

 

Bom pessoal, foram esses os desafios que achei. Ficaram animados a participar de algum? Opção é o que não falta, hein? Se forem participar, comenta aí, pois ficarei feliz em saber. Ah, e se alguém ai souber de mais algum desafio, é só comentar também, e depois eu atualizo o post.

Boas leituras, ;)

19 comentários:

  1. Adorei Mariana, mas ainda estou em duvido sobre qual escolher. Talvez escolha o ultimo, pois é o mais fácil para uma iniciante nesse lance de desafios rsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dos desafios que participei, o que mais pegou no meu pé foi escrever a resenha: ter tempo de sentar, refletir sobre o livro e escrever, rs. O último é bom para quem está começando, e o Variedade Literária também, porque nele é necessário só comentar sobre o livro que leu.

      Beijos!

      Excluir
  2. Geeeente, que legal seu post, Ma!! Adorei esse seu apanhado geral dos desafios! Dá pra ter uma noção bem legal do que está rolando por aí! E obrigada por ter citado o meu! Se eu não tivesse inventado o meu próprio, com certeza ia participar de algum!
    Boa sorte pra você no que você for entrar!
    beijão!!

    ResponderExcluir
  3. AMEI o desafio Chick Lit! É perfeito!
    Tenho quase todos os temas, só falta Junho e Setembro rs.
    Quem sabe eu participo.
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Quanto desafio legal! O desafio desafiante é realmente difícil, mas supercriativo. Gostei muito do desafio de livros e filmes também. Tenho mais um desafio literário para indicar: o Charlie's Booklist, baseado nos livros lidos pelo personagem Charlie, de As Vantagens de Ser Invisível - http://conversacult.blogspot.com.br/2012/12/charlies-booklist-2013-as-vantagens-de.html
    bjo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Michelle!
      Eu não tinha colocado esse porque pensei que tinha data de inscrição e que tinha acabado em dezembro, mas não tem, pode se inscrever durante todo o ano!
      Em breve vou atualizar o post com esse desafio, e outros que encontrei/me enviaram.

      Beijos!

      Excluir
  5. Mariiiiiiiiii, me indica um livro???

    Essa lista ai de filmes/livros tá meio confusa... tipo, o Hobbit saiu ano passado :/ Mas gostei tbm!
    OMG! Será q eu dou conta?

    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hannah, eu atualizei a lista hoje e coloquei os filmes na ordem que irão estrear. Parece que vai sair "The Hobbit: The Desolation of Smaug" em 2013 (veja: http://www.imdb.com/title/tt1170358/). Ah, nesse desfio de filmes você pode fazer a própria lista. A lista da Nine são sugestões e os livros que ela quer ler antes de estrearem os filmes.

      Então, vou te indicar 3 livros, daí você escolhe um deles:
      "Os Miseráveis" (Volume 1 e 2) - se não for participar do DL de filmes (ou se for, não sei). Coloquei esse para você aumentar o seu paginómetro, rs.
      "Cinderela Chinesa" - Resenha Um dos meus livros favoritos! Ah, na lista de sugestões do DL 2013 tem "Coração em Cinzas" que é a uma espécie de continuação de "Cinderela Chinesa".
      "Dom Casmurro" - Esse livro é demais! Se puder, assista a série da Globo, "Capitu". Ambos também são meus favoritos, ♥

      Ei, não se preocupe! Você dar conta sim!

      Beijos!

      Excluir
    2. Não tenho nenhum deles! hahahhhahahah

      Bjs

      Excluir
    3. Mas eu tenho "Cinderela Chinesa"! rs
      É só pedir que eu empresto!

      Excluir
  6. Oi Mariana!
    Achei muito legal a ideia de reunir vários desafio em um só post. Assim cada leitor pode escolher um que faça mais seu gênero ou corresponde a sua coleção. Vou aproveitar e editar minha lista do Desafio 2013. Obrigado por lembrar do blog! *-*


    Beijos!
    >> Nine

    ResponderExcluir
  7. Meu Deus!
    Vc vai participar de todos esses?
    OHHHH LORD!

    Boa Sorte!
    heheheh

    Bjinhos
    Clícia - Silêncio Que Eu To lendo!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Clícia!
      Eu quero participar de alguns, mas não sei quais escolher. Tem tanta opção, HSUAHSHAUSH Sem falta, vou me decidir semana que vem!
      Beijos!

      Excluir
  8. Oi Mari,
    adorei o post dos desafios, gostei do nacional, eu também não tenho muitos livros nacionais mas uma das minhas metas de leitura esse ano é justamente conhecer novos autores nacionais então acho que vou me inscrever, o de filme e livros é otimo também e o da face acho que vou participar, nossa dificil escolher... adorei as sugestões.
    bjs,
    Lua(skoob-LV)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luaaaaaaaaaaa, estava aqui tentando montar a minha lista do Desafio Desafiante (e eestá desafiante mesmo) e só tenho 1 livro nacional! :/ Memorias Postumas de Brás Cubas.
      Que vergonhaaaaaaaaaaaaaa!!!

      Bjs

      Excluir
    2. Ah Lua, ainda bem que você se identificou, se não nem ia saber que é você, HSUHUAUHSHSU
      Que bom que decidiu participar dos desafios!

      Hannah, estou lendo esse livro para a FUVEST (se bem que o dia de português foi hoje). Enfim, é engraçado a ironia que o Machado emprega através do Brás Cubas.
      Acabei de contar os livros nacionais que tenho, são 20! Mas nem sei quantos deles eu li...

      Beijos!

      Excluir
  9. Na falta de lugar mais apropriado para escrever, vou deixar aqui.
    Assisti seu vídeo abrindo o presente de AS. Muito divertido. Não sei porque não te conheci antes. Muito divertido e parabéns pelo blog.
    Beijinho, Clara

    ResponderExcluir
  10. Ótimos desafios! Obrigada por citar o desafio do Livros & Fuxicos ;)

    Beijos

    ResponderExcluir

Fique à vontade de deixar um comentário. Só cuidado com a forma de se expressar, nada de ofensas! Sua participação é muito importante no "Ler é Conhecer", ;)!