Páginas

sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

Resenha: “A Culpa é das Estrelas”, por John Green

Também conhecido por: aquele post que deveria ter sido publicado em setembro, mas pelos menos antes do fim do mundo você estará lendo-o!

Título original: “The fault in our stars”
Autor: John Green
ISBN: 9788580572261
Páginas: 283
Editora: Intrínseca
Ano da edição: 2012
Avaliação: 5 estrelas
Sinopse:
Em A Culpa é das Estrelas, Hazel é uma paciente terminal de 16 anos que tem câncer desde os 13. Ainda que, por um milagre da medicina, seu tumor tenha encolhido bastante — o que lhe dá a promessa de viver mais alguns anos —, o último capítulo de sua história foi escrito no momento do diagnóstico. Mas em todo bom enredo há uma reviravolta, e a de Hazel se chama Augustus Waters, um garoto bonito que certo dia aparece no Grupo de Apoio a Crianças com Câncer. Juntos, os dois vão preencher o pequeno infinito das páginas em branco de suas vidas.

O que dizer de “A Culpa é das Estrelas” (ACEDE)? É um livro que envolve um assunto forte: câncer. Porém os personagens mostram o outro lado. Eles não são apenas pacientes, são serem humanos como qualquer outro. Divertidos, jovens, descobrindo o mundo. Tratam o assunto com naturalidade.

A Hazel e o Gus me conquistaram. O modo como eles se conheceram foi bem peculiar, e a partir dali muita coisa aconteceu. A Hazel é uma personagem muito interessante, têm uns gostos muito maneiros. Já o Gus é parecido, mas eles divergem em algumas opiniões.

A Hazel adora o livro “Uma Aflição Imperial”, e já o releu inúmeras vezes. Esse livro tem uma curiosidade que me causou muita reflexão. Não vou comentar profundamente para que vocês possam aproveitar plenamente a leitura de ACEDE. Ao ler, pense sobre o significado dessa curiosidade.

Um ponto importante de ACEDE é o apoio da família. É notável a preocupação que os pais tem com os filhos, porque além de serem adolescentes, alguma complicação decorrente do câncer é imprevisível. É muito cruel essa instabilidade, tanto para a pessoa que está doente, quanto para os familiares.

“A Culpa é da Estrelas” é uma história linda, e como diria o School Library Journal: "É uma história dolorosamente bela". Infelizmente, quando eu li estava muito atarefada com atividades do colégio, e quero reler esse livro em algum período de férias para conseguir sentir tudo o que poderia ter experimentado. Portanto, recomendo a leitura para estes períodos. Enfim, o livro é super recomendado, ainda por cima, por causa da ótima escrita do John Green (que é um lindo, também, rs)!

booktour-aculpaedasestrelas-resenhaPara finalizar, eu gostaria de agradecer muitíssimo ao blog Conversa Cult por ter disponibilizado o pelo Book Tour. Gostaria de perdi desculpa por ter atrasado o envio (foi na época da greve dos correios), e também, pode ter atrasado a publicação da resenha (devido ao Hiatus do blog e uns vestibulares aí, rs).

Também, gostaria de divulgar um projeto muito legal que o Conversa Cult está iniciando, o Charlie's Booklist 2013: As Vantagens de Ser um Leitor. O projeto é o seguinte: ler os 12 livros lidos pelo Charlie em “As Vantagens de Ser Invisível”. São clássicos americanos, e podem ser lidos em inglês ou em português. Será um clube do livro, e as pessoas vão interagir sobre o que leram. Ficaram aminados? Eu fiquei muitíssimo!

Até mais, and: DFTBA!

3 comentários:

  1. Eu gostei muito desse livro, é envolvente e emocionante. E eu demorei pra acreditar naquele fim, não esperava mas foi lindo todo o livro.

    ResponderExcluir
  2. Mari, tudo bem?

    Amei esse livro!!! Amei o John Green! Preciso tomar coragem e ler os outros livros dele, hehhheheh. :))

    Pq eu nao seguia o sue blog, hein?? Ai..ai.. ter amigas loiras dá nisso.

    Bjs

    ResponderExcluir

Fique à vontade de deixar um comentário. Só cuidado com a forma de se expressar, nada de ofensas! Sua participação é muito importante no "Ler é Conhecer", ;)!