Páginas

terça-feira, 7 de agosto de 2012

Resenha: “O Reverso da Medalha”, por Sidney Sheldon

Título original: “Master of the Game”
Autor: Sidney Sheldon
ISBN: 8501021598
Páginas: 238
Editora: Record
Ano da edição: 2001
Avaliação: 4 estrelas
Sinopse:
Kate Blackwell era milionária. E muito esperta. No mundo dos negócios, ninguém era capaz de passá-la para trás, e foi assim que conseguiu manter a solidez do império financeiro que herdou do pai - uma fortuna construída sobre a exploração e o comércio de diamantes na África do Sul. Mas o poder e a riqueza não eram os únicos elementos que faziam parte da história da família: a tragédia também acompanhara a trajetória de quase todos os seus membros, como um legado de maldição. Neste livro, Sidney Sheldon constrói uma saga emocionante, marcada pelo mesmo estilo que já cativou milhões de leitores em todo o mundo.

Quem é leitor um pouco mais antigo do blog sabe que eu comecei a curtir Sidney Sheldon após a leitura de “Manhã, Tarde & Noite” e, infelizmente, “O Reverso da Medalha” não superou a emoção que tive com a leitura do primeiro livro que li do autor. Mas, isto não significa que o livro tenha sido ruim, ;)

A obra passa por quatro geração da família: Desde de Jamei, um jovem escocês que foi para a África do Sul no final do século XIX numa tentativa de se tornar rico através dos diamantes, até as gêmeas Eve e Alexandra, já no século XX, sendo elas americanas e bisnetas de Jamei. É quase um “O Tempo e Vento”, do autor Érico Veríssimo, que narra 200 anos da história do Rio Grande do Sul. Uma das diferenças é que o Sidney narrou 100 anos em um livro e o Érico narrou 200 anos em sete livros, rs. Mas, o post não é sobre “O Tempo e o Vento”…

Uma coisa que eu reparei ao escrever a resenha é o título da obra em inglês: “Master of the game” (tradução livre: Mestre do Jogo), o que não tem nada a ver com “O Reverso da Medalha”. Acredito que seria melhor o título “Mestre do Jogo” pois só uma pessoa muito astuta pode ser considerada um mestre do jogo – o que quase todos da família são. Além do mais, “O Reverso da Medalha” não faz referência a nada significante na obra, ‘-‘. Ainda por cima, a continuação do livro é “Senhora do Jogo”. WHTY THE 1ST BOOK IS NAMED SO DIFFERENT?

No Na Minha Caixa de Correio de Fevereiro eu comentei sobre a capa tensa de “Manhã, Tarde & Noite” e novamente, um livro dele com uma capa tensa – eu peguei-o na biblioteca – pensei que a bibliotecária fosse me censurar, mas nem, HSUAHUSHAUHSUA. Dessa vez, a capa faz jus ao livro. Além do mistério e das surpresas que são a marca da escrita de Sidney Sheldon, sexo é algo muitas vezes descrito. Não tenho nada contra ler cenas sexuais, mas como o livro não é sobre sexo, a capa poderia ser diferente. 

A escrita do Sidney é ótima, e o interessante em “O Reverso da Medalha” é que cada geração divide o livro em partes, intitulando-as com o nome do próximo “na linha de sucessão”. Uma palavra que define a família, e assim, o livro, é manipulação. Como são ricos, as relações de poder são em que se baseiam. Acreditam que o dinheiro compra tudo. O incrível foi quando acreditei que alguém tinha sido mais astuto do que a manipuladora número 1, a Kate Blackwell, e o Sidney me guardava uma surpresa, haha

100 anos de história é bastante tempo. Foi muito legal viajar para tanto lugares – África do Sul, Estados Unidos, França, Suíça… Obviamente, “O Reverso da Medalha” é altamente recomendado! Leia, será muito legal viajar mundo a fora com uma família tão badalada. O mais rápido possível irei ler “Senhora do Jogo” (outro viajante, rs) e escreverei a resenha para vocês.

Até logo!

7 comentários:

  1. Alô, mariana xD
    primeira vez que venho visitar o seu blog, tem muito estilo! =D
    além disso, se você gosta de Sidney Sheldon, então ganha mais pontos ouaehouaehoaueh
    Já li alguns livros do autor, mas ianda não li esse, pela suresenha deve ser muito bom xD
    Parabéns, aliás, você conseguiu fazer um resumo sem entregar o ouro da história, deixou um gostinho de curiosidade na boca hahaha

    parabéns pela resenha, vez ou outra vou aparecer aqui =)

    Pedro Almada - Inspirados, O Berço das Grandes Ideias!
    http://inspirados-oandarilhodotempo.blogspot.com.br/


    ResponderExcluir
  2. Hey flor *-*
    Olha vc viciada no Sheldon rsrsrsrs

    Parabens pela resenha! Ficou otima :D
    Fico lendo estas resenhas suas e fico aki morrendo de vontade de ler os livros do Sheldon ahsuasuahsua.

    Bjks...

    ResponderExcluir
  3. Olá, gostei da resenha, estou terminando de ler " o reverso da medalha", esse livro é muito bom, dentre outros. Esse outro q vc lei também é ótimo, sou gosto muito dos livro dele, já li vários como:
    "o céu está caindo
    manhã, tarde e noite
    Nada dutra para sempre (simplesmente o melhor)
    O reverso da medalha
    O outro lado da meia noite
    Um capricho dos deuses
    Lembranças da meia noite
    As areias do tempo
    Se houver amanhã
    Escrito nas estrelas
    os doze mandamentos
    Conte-me seus sonhos
    Quem tem medo de escuro
    Juízo final
    E
    Por
    Fim
    A ira dos anjos"
    Falta pouco para eu ter todos os livros dele,.não só ter como ler.
    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Olá, estava querendo saber qual o nome do livro que começa a história da família blackwell, eu me lembro de ter lido, mas não lembro o nome dele, o que conta a história de Jamie..alguém pode me ajudar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Começa em "O Reverso da Medalha", com o Jamie.
      "Senhora do Jogo" é com a Katie.

      Excluir
  5. Oi adorei sua resenha....mas vc já leu o livro reverso escrito pelo autor Darlei... se trata de um livro arrebatador...ele coloca em cheque os maiores dogmas religiosos de todos os tempos.....e ainda inverte de forma brutal as teorias cientificas usando dilemas fantásticos..acesse o link..www.livrariacultura.com.br/scripts/resenha/resenha.asp?nitem..

    ResponderExcluir
  6. O livro mais completo de Sidney Sheldon. Aventura, romance, drama familiar, intrigas do mundo corporativo, suspense e tudo muito bem escrito. Parabéns pela postagem. Também sou fã dele e costumo mencionar Sheldon nas listas que faço em meu blog. Se quiser dar uma conferida e me seguir, agradeço.

    http://porquelivronuncaenguica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Fique à vontade de deixar um comentário. Só cuidado com a forma de se expressar, nada de ofensas! Sua participação é muito importante no "Ler é Conhecer", ;)!