Páginas

segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Resenha: “Leo e as caixas de música”, de Ricardo Prado

A leitura desta obra compreende o segundo livro do mês de janeiro do Desafio Literário 24/12 (2.0), pois o é um livro infanto-juvenil. O volume também compõe o grupo do SkoobLivro Viajante”, o qual proporciona a oportunidade de ler livros ótimos! Quem o disponibilizou foi a Ju, do Caraminholas de J. P. Ele veio até carimbado com o emblema do blog! Curti, :)

Autor: Ricardo Prado
ISBN: 9788577341351
Páginas: 168
Editora: Casa da Palavra
Ano: 2010

Avaliação: 3 estrelas

Sinopse: ‘Aumenta que isso aí é rock and roll!’. Este livro pode ajudar você a entender o real sentido dessa expressão. Situações do dia a dia se misturam com muito som, formando um enredo de descobertas, surpresas e brincadeiras. Leo traz barulho e diversão para seu cotidiano e, com ele, você vi conhecer música da melhor qualidade e até entender como algumas delas, de agora em diante, podem entrar na sua vida e ficar pra sempre!

Leo é um garoto bem revoltadinho do final da década de 80. Revoltadinho, pois os pais foram morar em outro país e saíram sem se despedir. Assim, vê na música um consolo. Muitas vezes acredita que as músicas foram feitas para ele. O estilo de Leo é o Rock‘n’Roll e ele curte desde Legião Urbana a Iron Maiden.

O garoto fica aos cuidados da avó Helena. Ela é uma super amiga, o que a torna uma pessoa mais jovem e descolada. A avó decide dar a Leo as caixas de música com discos que pertencem a ela e ao pai dele Leo. Desde então o garoto fica mais ligado à música, e resolve dividir isso com os amigos, e mostrar para eles novas bandas. Também, acaba conhecendo um lado do pai que não estava familiarizado.

A leitura do livro no começo caminha bem legal. Mas, quando eles começam a falar sobre cada banda fica um pouco cansativo. Tanto é que demorei bastante para ler um livro que é bem curto. Quando fala de só uma banda, se torna um almanaque, e eu não gostei muito disso. É legal ler sobre as bandas, mas fica um pouco chato no contexto que foi inserido, pois além das bandas, tem a história do Leo em si.

A melhor alternativa é ler o livro e ouvir as música citadas simultaneamente, pelo site oficial. Escrevendo a resenha, estou ouvindo, e está bem mais legal do que ler sem sentir as músicas. Acesse: http://www.viagemmusical.com.br/caixasdemusica/! O site tem um design que segue a capa do livro.

Recomendo o livro para os amantes de música e para os que querem conhecer bandas clássicas!

Obs.: Depois de ouvir as músicas no site, curti muito uma banda chamada The Who.

news_38411_big_200909161722252c00 O Autor
Ricardo Prado é compositor e regente. Também dirige projetos educacionais voltados para a música, e alguns deles estão sendo adotados pelo SESI. “Leo e as caixas de músicas” é o primeiro livro de uma quadrilogia intitulada “Trilhas: uma viajem musical”.

 

 

Mariana C. Mendes

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique à vontade de deixar um comentário. Só cuidado com a forma de se expressar, nada de ofensas! Sua participação é muito importante no "Ler é Conhecer", ;)!