Páginas

segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Resenha: “Feliz Ano Velho”, de Marcelo Rubens Paiva

f_235701157-726d5d8c 5

Autor: Marcelo Rubens Paiva
Páginas: 232
Editora: Brasiliense
Ano: 1982
Avaliação: 5 estrelas

O livro “Feliz Ano Velho” é a autobiografia do autor Marcelo Rubens Paiva que sofreu um acidente em 14 de dezembro de 1979, aos 20 anos de idade. Ao mergulhar em “um laguinho de meio metro de fundura”, e bater a cabeça em uma pedra, ele ficou tetraplégico.

A obra começa com o relato de Marcelo mergulhando no lago. É muito horrível a sensação, e imaginar-se na situação é pior ainda. No primeiro momento, nem se sabe o que está acontecendo. Depois é que se soube a gravidade do problema.

Durante todo o livro, o leitor percebe como é não ter os movimentos do pescoço para baixo, e o drama de tentar reaver os movimentos, com muita fisioterapia. Os capítulos são divididos de acordo com o lugar em que o Marcelo estava, como na UTI e o hospital.

Além disto, a forma que o Marcelo escreve é muito boa! Apesar do que houve com ele ser muito ruim, o modo que ele descreve, as palavras que emprega é muito engraçado! Já logo avisando: este não é um livro para puritanos. Pois é cheio de palavrões, mas que fazem a narrativa ficar leve e divertida!

Outro aspecto que eu gostei foi que o Marcelo contou algumas situações que passou na Unicamp, onde cursava agronomia, e algumas das irmãs dele estudavam na USP. Essas são as melhores universidades públicas de São Paulo, e foi muito legal saber como era as coisas na década de 80. Por ser uma época de transição entre a ditadura e a volta da democracia, é mostrado a visão dos estudantes diante da repressão.

A narrativa conta os amores da vida do Paiva. Olha que foram muitos! Uma coisa que eu discordo com o autor é ele dizer que é tímido. Pois eu não tive a impressão de que ele fosse tímido coisíssima nenhuma!

O livro é muito bom! Recomendo para qualquer adolescente não puritano, ainda mais aqueles que curtem Rock ‘n’ Roll, ou uma filosofia de vida mais relax! A linguagem não tem nada de difícil. Vocês irão rir de mais!

5 comentários:

  1. Já tinha vontade de ler o livro mas não sabia nada sobre ele, fiquei chocada com o começo da sua resenha kkkk que horrível o que aconteceu com ele '-'
    Mas acho que irei dar uma chance pro livro em breve.
    Ótima resenha!

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Vale muito apena ler o livro! Apesar de a história ser triste, o jeito que o Marcelo escreve é muito descontraído!
    Obrigada, e espero que leia o livro.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Ai, fiquei com vontade de ler! Não sei se foi a resenha, a capa ou a sinopse, mas este livro me tocou... #euquero!
    E que bom que você voltou :D

    ResponderExcluir
  4. Que bom, Ana!
    Entra no viajante, ainda tem uma vaga: http://www.skoob.com.br/topico/mostrar/13455
    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Li esse livro faz muiiiito tempo e estava em outro momento da vida, então não sei se minha opinião é realmente válida... lembro que achei o livro horrível de tão deprimente hahaha

    ResponderExcluir

Fique à vontade de deixar um comentário. Só cuidado com a forma de se expressar, nada de ofensas! Sua participação é muito importante no "Ler é Conhecer", ;)!