Páginas

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Universo literário: Livros Viajantes

Resolvi escrever esse post porque o meu primeiro livro viajante chegou. Psiu: Quem aí já ouviu falar em “livros viajantes”?

O termo pode parecer estranho, mas se existe até calça viajante (A Irmandade da Calça Viajante) na literatura, por que não livros no mundo real?

Nas férias de julho, eu estava passeando por uns blogs literários. Me deparei com o blog “Seis Milênios”, o qual eu amei, pois as resenha são estruturadas de maneira diferente (separadas por tópicos) e a variedade de livros é grande. Além de ter resenhas de vários autores clássicos. Então, li a resenha do livro "VikinG - Uma aventura no tempo e no espaço". Assim, vi que a dona do blog, Ana Carolina, estava organizando um viajante deste livro no Skoob. Minha reação: “Um viajante? Como assim? O que é isso?”

Fui no grupo do Skoob denominado “Livro Viajante”. Um grupo cheio de tópicos, todos padronizados (o que mostra organização), e cheio de comentários. Deste modo, descobri como funciona um livro viajante.

Um membro do grupo cria um tópico com as regras que deverão ser seguidas por aqueles que quiserem ler o livro que ele colocará para viajar. Os interessados, comentam o tópico colocando nome, e-mail, e cidade/estado onde moram. Então, é formada uma lista de pessoas que irão ler o livro, seguindo as regras previamente impostas.

O viajante começa. O dono do livro envia-o por correio para a primeira pessoa da lista. Esta terá um prazo para ler o livro. Terminado o prazo, o livro será enviado por correio para a próxima pessoa da lista, e assim por diante até terminar a lista. Se o dono do livro for legal, ele coloca o livro para viajar de novo!

Achei a ideia magnífica! Já pensou: poder ler muitos livros, com baixo custo (só o preço do envio). E sem ficar com muitos livros cumulados na estante. Porque, convenhamos, depois que um livro é lido, dificilmente ele será relido – a não ser que tenha sido muito especial e se tornado favorito.

Amei o grupo, e comecei a participar dos viajantes. O primeiro viajante que entrei foi o do livro citado acima. Acabei entrando em outros, mas demora a chegar a vez de ler, por conta da lista. E, alguns viajantes, demoram/demorarão um ano para completar a viagem.

Nenhum livro havia chegado ainda, até sexta-feira (14/10)! “Feliz Ano Velho”, do Marcelo Rubens Paiva. O qual, em breve terá resenha no blog. Agora, estou esperando para chegar “Meu nome é Will: Sexo, Drogas & Shakespeare”, do Jess Winfield.

Hoje (19/10) o grupo fará um ano de existência. Terão vários sorteios (mais ou menos 55) para comemorar. Fico muito contente em participar do grupo, pois ele é tudo de bom, com vários livros (quase 500), e um tópico chamado “DDP – Dois Dedinhos de Prosa”, onde podemos comentar sobre o que quisermos. Inclusive, dá uma compulsão por compras nesse tópico, cheio de links promoções! rsrsrs

PARABÉNS LIVRO VIAJANTE! FELIZ ANIVERSÁRIO!

E, gostaria que vocês lessem sobre a origem do livro viajante neste tópico: http://www.skoob.com.br/topico/mostrar/14998! Não sabia disto, e justamente, quando estava escrevendo o post, o tópico foi publicado.

4 comentários:

  1. Oii!
    Eu não conhecia a comunidade no skoob, mas já conhecia a idéia, mas como booktour. É bem legal né?
    Apesar de que amo comprar livros e tê-los na estante, alguns provavelmente não vou comprar, e é sempre bom ter a oportunidade de ler os livros, e como você disse, por um bsixo custo!
    E o livro "Feliz Ano Velho" é muito bom! Você vai adorar!
    Enfim, parabéns livro viajante!
    Beijosss

    Elana
    Hunters Culture

    ResponderExcluir
  2. Olá!

    Ai, que linda! Muito obrigada pela citação, viu? Espero que goste dos viajantes! :D
    De fato, eles são uma das melhores maneiras de se compartilhar leituras (e a minha favorita! ODEIO ver livro pegando pó em estante...)

    Super abraço!!

    ResponderExcluir
  3. Lana,
    Eu li "Feliz Ano Velho" e amei o livro, aqui a resenha: http://lereconhecer.blogspot.com/2011/11/resenha-feliz-ano-velho-de-marcelo.html
    Se quiser, participa do grupo dos Livros Viajantes, é muito legal: http://www.skoob.com.br/grupo/1284
    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. De nada, Ana!
    Muito obrigada pela ajuda que você me deu para enviar "Feliz Ano Velho", viu? Ele chegou em PE direitinho, rs!
    Beijos!

    ResponderExcluir

Fique à vontade de deixar um comentário. Só cuidado com a forma de se expressar, nada de ofensas! Sua participação é muito importante no "Ler é Conhecer", ;)!