Páginas

sexta-feira, 29 de julho de 2011

Resenha: “Diários do Vampiro #2: O Confronto”, de L. J. Smith

Título original:The Vampire Diaries - The Struggle”
ISBN: 9788501086167
Páginas: 221
Editora: Galera Record
Tradutor: Ryta Vinagre
Ano: 2009
Avaliação: 4 estrelas

Essa resenha contêm spoilers do livro anterior: “Diários do Vampiro: O Despertar”. Se não tiver lido-o ainda, leia a resenha clicando no título do livro.

Em “Diários do Vampiro 2: O Confronto” (The Vampire Diaries - The Struggle), a autora L. J. Smith continua a narrativa a partir do chamado que faz Elena a Damon para que aparecesse. Na noite anterior, na festa de Halloween, ocorreu mais uma morte em Fell’s Church: do professor de história europeia, Sr. Tanner.

Antes do assassinato, houve uma pequena discussão entre Stefan e o falecido professor, pois o Sr. Tanner não queria usar o essencial em seu papel como Cadáver Sangrento: sangue falso. Mas, Stefan contornou a situação utilizando os Poderes.

Só que, depois do homicídio, as pessoas começam a especular que tenha sido Stefan o assassino. Afinal, ele havia brigado com o finado Sr. Tanner, e ainda por cima, o rapaz não compareceu as aulas no dia seguinte! Muito suspeito aos olhos de quase todos, não? Excerto aos de Elena, a única que sabe realmente quem é o autor do assassinato.

Após tudo que Stefan compartilhou com Elena na noite de Halloween, sobre a vida que ele mantinha na Itália Renascentista, e de quando se tornou vampiro… Quando ele cede, entrega-se aos instintos de vampiro, dando a Elena a sensação nunca antes sentida por ela. Fluindo de Elena para Stefan.

Ao ver que Stefan não está no colégio, Elena tem a certeza de que algo terrível aconteceu com ele! Não há outra explicação! O que aconteceu entre os dois foi intenso, somente algo grave o faria sumir do nada! A garota senti que o grande amor de sua vida corre perigo, provavelmente nas mãos de Damon.

O que irá acontecer no encontro de Elena e Damon? É realmente Damon o culpado pelo sumiço de Stefan? Onde estará Stefan?

Foi difícil fazer essa resenha porque se eu comentasse muito sobre o livro, iria estragar a surpresa. Por isso, citei mais o livro anterior: “Diários do Vampiro: O Despertar”.

A narrativa ocorre uniformemente em “Diários do Vampiro: O Confronto”. A diagramação mantém o mesmo estilo. Há maior em Damon e a capa logo confirma isso, pois é azul, a cor dos olhos dele.

A união entre Caroline e Tayler enfim mostra para o que veio. Bonnie torna-se mais útil por causa da paranormalidade. O Ford de Matt foi muito utilizado, mesmo sendo velho. Meredith esconde algum segredo em relação a família dela.

O que nos prende a série é o fato de que os livros não terminam no desfecho, mas sim no clímax, gerando grande expectativa para o próximo. Estou louca para ler “Diários do Vampiro: A Fúria”! Mas, não fiz isso ainda pois tinha que escrever essa resenha, e se começasse a ler, iria bagunçar tudo!

11 comentários:

  1. Olá!

    Eu já li os livros da autora e posso dizer que não gostei! Sua narrativa é MUUUUITO enrolada, muito cansativa. E eu já não gosto muito de vampiros neste estilo (Drácula wins), foi terrível ler. Pelo menos é melhor que Crepúsculo.
    Gostei muito da resenha. Bem seccionada, destacando os pontos principais.

    Abraços!

    Ana Carolina Nonato
    Seis Milênios

    ResponderExcluir
  2. Oi Mariana! Peguei o link no skoob e vim dar uma olhada. Infelizmente não li diários do vampiro, mas vou procurar se alguém me empresta. Tenho um blog onde todo dia posto um conto, o de ontem foi uma singela homenagem aos vampiros, e o de hoje também está bem legal. Convido você a dar uma passada em http://contospromissores.blogspot.come ler algum. Espero que gostes!
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  3. Olá Mari! (xará, rs)

    Vim através do skoob.

    Eu já li os quatro primeiros livros da série.

    Assim como a Ana Carolina, também não gostei muito. é uma história confusa, acontecem coisas que quase não acreditamos.

    Prefiro mil vezes a série.

    Ah, tô seguindo. Se puder, passa lá no meu blog.

    Beijos!

    Mari | http://brincandocomlivros.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Os livros dessa sére são meio confusos mesmo, mas eu gosto muito de A Fúria.
    A série de tv me conquistou mais!
    Beijinhos
    -Michelle (Minha Bagunça)

    ResponderExcluir
  5. Peguei o link em um grupo do Skoob.

    Acabar no clímax é quase como apelar para que leiam o próximo. ô insegurança.
    Pelo tanto de personagens que o livro traz, deve ser mesmo enrolado (a narração). Ainda mais com vários atributos e propriedades, para lembrar... mas eu não li, não posso falar né?

    ps.: sua resenha é boa. Muito melhor do que muitos blogs por aí, que se prendem a linhas e mais linhas de sinopse. E pouca avaliação. Não quero cobrar muito, mas falta girar na idéia principal - eu percebi um esquema aí (capa, narrativa, etc.). Se puder levar isso em conta para a próxima ok? Mas no geral já é excelente.

    Vou seguir e acompanhar aqui os posts, comentando. E deixo aqui meu blog, caso queira interagir na blogosfera literária. vlw

    http://braunne.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Obrigada Ana! :D
    Quando você comentou, eu gostava da série, mas agora que cheguei no 4º livro, tudo mudou, D:!
    Sim, é melhor do que Crepúsculo!

    ResponderExcluir
  7. Augusto, comentei o conto no seu blog, gostei bastante, rs!
    Acessem: http://contospromissores.blogspot.com/2011/07/um-conto-de-vampiros.html?showComment=1314410324727#c1191358325486321515

    ResponderExcluir
  8. Mari Soares: Acho que prefiro a série de TV, mas quero fazer uma comparação profunda entre os livros e a série. Antes, até que os livros estavam bons, mas agora, aff!

    Também estou seguindo o seu blog, :)

    ResponderExcluir
  9. Michelle: É o melhor livro para mim, também foi "A Fúria", e logo terá resenha dele, :)

    Estou seguindo o seu blog, :D

    ResponderExcluir
  10. Nicolas: Obrigada pela ajuda, e vou tentar melhorar as resenhas. De qualquer forma, é sempre bom ir além! Gostaria muito que continuasse à comentar outras resenhas! :)

    Estou seguindo o seu blog, :D!

    ResponderExcluir
  11. comentar outras resenhas. Ta certo, lets go.

    Mas se aceita a sugestão, tira a verificação de palavras. E instale a moderação de comentarios. Isso me ajuda a não tirar muito do meu tempo

    E tbm é muito chato ter que ficar digitando palavras esquisitas o tempo todo.

    Certo?

    ResponderExcluir

Fique à vontade de deixar um comentário. Só cuidado com a forma de se expressar, nada de ofensas! Sua participação é muito importante no "Ler é Conhecer", ;)!