Páginas

segunda-feira, 25 de julho de 2011

25/07 – Dia Nacional do Escritor

Hoje comemora-se o dia do escritor aqui no Brasil. Essa data tão importante, não poderia passar sem uma homenagem no Ler é Conhecer, correto?

O Dia Nacional do Escritor foi criado no ano de 1960, depois do I Festival do Escritor Brasileiro, realizado na União Brasileira dos Escritores, em 25 de julho do mesmo ano.

As sábias palavras escritas que nos marcam, as maravilhosas histórias que lemos, os incríveis mundos pelos quais viajamos. Tudo isso devido à imaginação do criador daquele livro, artigo, composição ou uma infinidade de gêneros literários que existem.

Às vezes, o autor daquele texto que amamos, nem é muito conhecido. Às vezes, o autor nem é quem pensávamos que fosse, e realmente quem o escreveu foi outro, e ainda sendo pago para não aparecer com o real criador, um ghostwriter. Às vezes, cremos que o livro tenha sido elaborado por tal sujeito, mas na verdade não era… Um erro ao creditar a autoria da obra, que só depois de muitas décadas ou séculos, é encontrado o verdadeiro autor.

 

Neste dia do escritor, gostaria de homenagear meus autores favoritos: Agatha Christie, que fascinou-me com os crimes elucidados pelo detetive Hercule Poirot. J.K. Rowling, que mostrou-me a magia de Howgwarts com o trio: Harry, Rony e Hermione. Marcos Rey, que descreveu-me os mistérios revolvidos por Léo, Gino e Ângela. Marian Keyes, com as divertidas histórias da família Walsh e outras protagonistas. E Sophie Kinsella, que trouxe-me a querida Becky Bloom e sua compulsão por compras.

Qualquer um pode ser um escritor, basta se inspirar em um assunto que lhe faça esquecer de tudo, e que apenas faço-o pensar em como incrementar aquele texto, com uma ajudinha talvez, pesquisando e tendo como base outros autores.

4 comentários:

  1. Muito legal seu post, moça! É realmente fantástico que tenhamos um dia separado pra homenagear os escritores - afinal, como muita gente diz, é graças a eles que podemos visitar mundos e universos diferentes sem sair do conforto de nossas poltronas, e é graças também a esses autores que enfrentamos emoções que parecem bobas quando descritas a terceiras pessoas, mas que são realmente indescritíveis. Parabéns aos escritores!

    PS: Aceitamos seu pedido de parceria, viu? Seu banner já foi adicionado à página de blogs parceiros do LLM!

    =*
    http://livrosletrasemetas.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Obrigada Robledo por comentar e por aceitarem a parceria! :)

    ResponderExcluir
  3. Olá!

    Que dia mais feliz!! Será que um dia eu vou poder chamar esta data de "minha"? rs.
    Aproveitando a oportunidade, quero homenagear meus autores favoritos: José de Alencar (♥), Machado, Eça, Bocage, Shakespeare, Austen, Agatha Christie, Alexandre Dumas, Pedro Bandeira, Manuel Bandeira e sir Arthur Conan Doyle! =D

    Abraços!
    Ana.

    ResponderExcluir
  4. A Ana gosta de autores clássicos, isso é tão diferente nos dias de hoje entre os adolescentes, :)!
    Pode acreditar que um dia você também vai chamar essa data de sua!

    ResponderExcluir

Fique à vontade de deixar um comentário. Só cuidado com a forma de se expressar, nada de ofensas! Sua participação é muito importante no "Ler é Conhecer", ;)!