Páginas

terça-feira, 26 de abril de 2011

Resenha: "Diários do Vampiro #1: O Despertar", de L. J. Smith

 
Título original:The Vampire Diaries - The Awakening”
ISBN: 9789896570132
Páginas: 236
Editora: Galera Record
Tradutor: Ryta Vinagre
Ano: 2009
Avaliação: 4 estrelas
 
O livro "Diários do Vampiro - O Despertar" (The Vampire Diaries - The Awakening), de L. J. Smith conta a história de amor entre Elena Gilbert e Stefan Salvatore, uma humana e um vampiro. Mas há problemas, e um deles é Damon, o irmão de Stefan, que também é vampiro.
 
A autora, L. J. Smith, na verdade Lisa Jane Smith, é americana e nasceu em 1965 na Califórnia. Decidiu ser escritora desde criança. Escreveu algumas novelas, trilogias e séries, como "Night World". Mas a série mais conhecida é "The Vampire Diaries", que é adaptada para a televisão e recebe o mesmo nome da série de livros.
 
Elena Gilbert é o centro das atenções do colégio Robert E. Lee, uma garota linda e popular. Mas, depois que volta de férias da França, começa a achar que não pertence a Fell's Church, a cidade natal dela, ou melhor, não sabe onde é o lugar dela no mundo, ainda mais com a perca tão grande que sofreu há três anos.
 
Stefan Salvatore é um caçador, um vampiro, mas contróla-se e tenta sempre se alimentar de animais, e não dos humanos. Acabou de chegar da Itália para começar uma nova vida no novo mundo. Mas, Elena é uma tentação, ainda mais por trazer à lembrança uma pessoa muito importante do passado dele.
Damon Salvatore é irmão de Stefan e um vampiro misterioso. Ele é mais forte do que o irmão por se alimentar de sangue humano.
Além dos protagonistas, têm os amigos de Elena: Meredith, Bonnie e Matt. E Caroline, que já foi amiga de Elena e agora as coisas estão tensas entre elas.
 
A Elena é bem fútil no começo, mas depois vai melhorando. O Stefan é misterioso, se "esconde atrás de um muro" e o Damon é hiper misterioso.
 
A história começa bem morna e não dá para entender se o Stefan se importa com a Elena ou não! As cenas que eu mais gostei, são as românticas, que foi a depois do Baile de Reencontro, na pensão, e a festa de Halloween, quando as máscaras caem e alguns segredos são revelados.
 
O fim do livro deixa muita expectativa para o próximo, "Diários do Vampiro - O Confronto", pois acaba no meio de uma cena, não no fim! E, essa vontade de ler o próximo pode deixar alguém louco!

4 comentários:

  1. Sou viciado há tempos na série de TV e agora acabei comprando numa promoção o estojo com os quatro primeiros livros, logo começarei a ler 'O Despertar', por mais que eu esteja com um pé atrás com medo de estragar meu amor pela série, mas beleza. Bom saber desse final misterioso e dos personagens misteriosos, parece que isso a série herdou dos livros, além dos eventos da cidade, porque SEMPRE tem alguma festividade rolando, rs. Só espero que não seja aquela história com um quazilhão de mistérios e que fica sem graça porque você não sabe nada. Gostei da sua resenha, foi prática, apontando os pontos certos!

    ;* http://livrosletrasemetas.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Não são um quazilão de mistérios não, rs! Como eu disse, "as máscaras caem"... Mas claro, para continuar tem que ter um mistériozinho né, senão perde a graça!
    A única coisa horrível para mim é que as personagens, fisicamente, são diferentes do que no livro, MUITO DIFERENTES, a cor do cabelo, mais especificamente, .-.!
    Enfim, lê que você verá!
    Obs.: Não consigo imaginar as personagens dos livro, sempre imagino como estão na série de TV, D:!

    Que bom que gostou da resenha, rs!

    ResponderExcluir
  3. Esse livro abriu com chave de ouro uma serie que tinha TUDO pra ser a melhor mas os outros livros não representaram. Já no segundo livro a história foi perdendo "o brilho", ficando chata até que o terceiro eu não consegui terminar, foi o primeiro e único livro que larguei pela metade, sorte que li emprestado de um amigo (que também se arrependeu)e não gastei dinheiro com ele.
    Mas talvez essa minha "descrença" nos livros seja por causa dos rumos da serie (que eu sou fã) são diferentes. Essa é, infelizmente, a unica serie de livros que eu prefiro a adaptação filmada.
    De qualquer forma, ótima resenha :)

    ResponderExcluir
  4. Não gosto dos livros Diários do Vampiro. Prefiro a série de TV.
    A escrita da L.J. Smith é meio chatinha e o Damon do livro não é tão legal quanto o da série de TV.
    A Elena do livro não tem nada a ver com a da série. Achei ela muito fútil mesmo. Eu li só os 2 primeiros livros e abandonei o 3º pela metade...

    ResponderExcluir

Fique à vontade de deixar um comentário. Só cuidado com a forma de se expressar, nada de ofensas! Sua participação é muito importante no "Ler é Conhecer", ;)!